Editorial – Depressão e os primeiros meses de Bolsonaro na Presidência

31 de Maio de 2019
Olá a todos que acompanham O Guia da Costa Verde.
Depois de uma nova fase aguda na depressão que me atinge há alguns anos volto a publicar para a página no Facebook e também no www.oguiadacostaverde.com.br. Como a maioria que acompanha O Guia ao longo dos anos sabem que luto contra “a doença do século”. Momentos de ansiedade, pânico ou então sem ânimo/desejo, sendo nessa falta de ânimo e desejo que mais acaba impedindo de produzir, de criar e aí somado ao pânico acabo virando um eremita, um recluso. Bom, mas espero que ao longo dos próximos dias eu consiga superar tudo isso e voltar aos trilhos.
Agora vamos a uma breve analise do momento em que vivemos: Governo Bolsonaro

1) Antes que me pergunte, sim a história/estória do hoje senado Flávio Bolsonaro está muito mal contada e merece investigação, mas não só ele, por que as outras movimentações atípicas não ganharam tanta notoriedade, e vejamos que a assessora do presidente da ALERJ, o sr André Ceciliano, que chegou quase 40x mais que o Flávio. E para informar que sim fui eleitor de Flávio Bolsonaro e estou completamente arrependido. Por mim não será eleito para mais nada.
2) Reforma da Previdência encabeçada pelo Min. Paulo Guedes: Extremamente necessária, sendo que eu mesmo serei diretamente afetado para mais uns anos de trabalho, e concordo plenamente que o sistema atual esgotou sua capacidade de se manter, e pior que um pouco mais de tempo de contribuição pior será uma falta total de recursos e o sistema falir levando junto todo o país.
3) Posse e porte de arma: Eu vejo que não cabe a um governo centralizado ao extremo dizer se eu tenho direito a posse e ao porte de arma de fogo. Cabe sim regulamentar, e aos contrários ao posse e porte entendam que nossa legislação é muito diferente ao dos Estados Unidos, onde a legislação é bem mais frouxa. E eu penso que muito antes do cidadão comum poder ter uma arma todos estão mais preocupados com as contas em dia, já que todo o processo para se armar deverá ser mais de R$ 6.000,00, coisa que trabalhadores de no máximo 2 salários mínimos não conseguirão facilmente.
4) Democracia abalada? O interessante que antes e durante a campanha muitas questões foram colocadas sobre o Bolsonaro ser um ditador em gestação, mas o mais insano é que o STF mais o Congresso, muitos Dep Federais e Senadores, sim que se mostram perigos. O STF legislando em vários momentos, inclusive sobre a lei da homofobia, e mais, criando um inquérito sigiloso que mais parece perseguição àqueles que analisam e fazem críticas severas a atuação deles. Clara perseguição contra as duras críticas, que honestamente merecem, que vem sendo feitas via Twitter, Facbook e etc. Temos o Congresso em boa parte, Dep Federais e Senadores, tentando por tudo que é meio inviabilizar o trabalho do executivo e até mesmo prepararem a cassação por não terem mais as “boquinhas” do toma lá – dá cá. Estão arredios e o povo brasileiro que acordou para suas necessidades é que fazendo manifestações constantes é que os está colocando “contra a parede”.
No próximo Editorial tratarei das privatizações. Até mais.
É inegável o excelente trabalho realizado ao longo dos últimos meses por membros dos diversos níveis do Ministério Público e juízes no que tange a luta contra a corrupção endémica que assola o nosso país, mas também está na hora de aproveitarmos esse combate e por fim no corporativismo de juízes...
Continue lendo »
No dia 16 de Agosto desse ano assisti com minha família um filme relativamente “velho”: Ender’s Game, da Paris Filmes, de 2013. Não vou falar sobre o filme em si, mas do final que foi praticamente a extinção de uma raça porque nós, humanos...
Continue lendo »
Originalmente pensado apenas como guia de negócios para a região da Costa Verde por um empresário de Itaguaí, que após várias vezes usar os sites de pesquisas, e que não retornaram nada ou muito pouco que levassem a empresas de nossa região. Frustrado, conversamos e vendo que seria realmente uma grande sacada um portal com uma abrangência e informações atualizadas dos negócios da região, do menor ao maior empreendimento, mas analisando bem a proposta somei mais uma opinião, do estudante de direito à época e meu grande amigo Wilson Santiago, e hoje já formado.
Continue lendo »